quinta-feira, 27 de maio de 2010

Impacto das redes sociais no trabalho


As redes sociais estão sendo alvo de principais críticas no ambiente de trabalho de muitas empresas. Muitos funcionários não estão executando o seu devido trabalho, e muitas vezes isso acaba prejudicando elas mesmas. Por exemplo, em uma empresa dirigida pelo empresário Robert Roman, ele afirma que teve que bloquear estas redes sociais, pois sua secretária, mas mesmo assim ela retirou o bloqueio e passou a reutilizá-las novamente, assim o empresário demitiu a secretária. Ele afirma também, que a maioria das vezes que ele pedia serviços a ela, ou o serviço chegava atrasado ou se não com erros ortográficos e abreviaturas não existentes.
Uma pesquisa revela que as empresas brasileiras são as que mais utilizam redes sociais no trabalho, de acordo com o estudo, 55% das companhias do Brasil têm alguma política nesse sentido, contra apenas 20% da média global. Outro dado revelado na pesquisa apontou o setor de finanças como à área que mais controla os empregados (81%), seguido de transportes (65%) e administração pública e educação (58%).
Mas mesmo assim muitas empresas não adotaram esse sistema de bloqueio, pois acreditam que as pessoas possam usar com responsabilidade e segurança a tal ponto que não suje o nome da empresa.
Por outro lado, existem inúmeras empresas que autorizam o uso destas redes e que até incentiva os funcionários a estabelecer uma relação com estas redes.
Muitas empresas já fecharam negócios importantes de outros países, e afirmam que se todos os funcionários das outras empresas tivessem consciência de saber usar estas redes sociais, as empresas teriam uma boa forma de comunicação em investimentos.
Por fim, as redes sociais podem ser um grande risco paras as empresas, porém sabendo utilizá-las de forma adequada, pode sim trazer benefícios para as empresas.

0 comentários: