quinta-feira, 27 de maio de 2010

Relatos de usuários que sofreram más consequências através de uma rede social

Se de um lado estes sites apenas exploram o lado mais social do meio de comunicação que é a Internet, do outro estão os riscos à privacidade e à segurança do internauta que fizer uso desses serviços. (OBS: Clique na imagem para ampliá-la)

Citaremos aqui alguns casos que podem acontecer caso você não tome cuidado.

01.Demissão



O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, foi demitido da companhia por enviar mensagens provocativas aos torcedores do São Paulo Futebol Clube pelo Twitter.
Por ser Corintiano,Alex deixou a companhia em má situação quando publicou uma série de tweets contra o time do São Paulo com que a Locaweb havia firmado um contrato de aluguel por dois jogos.
De acordo com a Locaweb, em razão do incidente, “o executivo decidiu, em comum acordo com a diretoria, desligar-se de suas funções”.
Ainda no comunicado, a empresa lamentou o ocorrido e informou que a opinião do executivo não condiz com o posicionamento corporativo da companhia.
Fonte: Abril

02.Bullying
A Internet que a gente tanto ama, às vezes inferniza a vida. A I.(não foi colocado o nome,para não haver riscos para a garota) está sofrendo bullying virtual :
“Ultimamente tenho recebido mensagens anônimas no formspring que têm me magoado. Essa pessoa fala muito mal de mim, eu apago as mensagens, mas ele/ela responde e todo mundo acaba lendo. Isso já está me incomodando muito e não sei o que fazer, principalmente porque são mensagens anônimas. HELP ME!”



Para evitar esse tipo de problema,primeiramente devemos aprender a nos proteger. O mais legal em uma rede social é a facilidade de encontrar muitas pessoas que você provavelmente não conheceria,porém você não deve deixar o seu perfil aberto para quem quiser ver.Praticamente todos os sites tem PREFERÊNCIAS DE PRIVACIDADE,para que você controle quem deve ou não acessar o seu perfil.Um exemplo,é o formspring que além de você poder determinar que apenas seus amigos tenham acesso à sua página,você pode bloquear as pessoas que você não gosta.
Se nós quisermos que a Internet continue nos oferecendo vantagens incríveis,devemos garantir que ela seja um espaço em que todos sejam respeitados.E isso tem que começar por cada um de nós,que devemos lutar para não praticar o bullying virtual,pois qualquer comentário engraçado,mínimo que seja,já é considerado BULLYING.
A revista Capricho faz um campanha contra o Bullying virtual veja: http://capricho.abril.com.br/nainternet/bullying.shtml
Fonte: Capricho

03.Pedofilia

Todas as conseqüências sofridas por causa das redes sociais não são nada boas,mas acho que essa é a Pior de Todas : PEDOFILIA.


Veja um fato relacionado com o site FACEBOOK :
Uma garota chamada Hall de 17 anos conheceu através do Facebook Chapman de 33,que dizia se chamar Peter Cartwright com 19 anos,usando fotos de um adolescente sem camisa.
Em outubro do ano passado,eles combinaram de se encontrar,a garota disse para sua mãe que iria passar a noite na casa de uma amiga.
Chapman apareceu no local marcada dizendo ser o pai de Cartwright.Ele a levou de carro para uma área afastada perto de uma fazenda em Sedgefield,no norte da Inglaterra,onde foi estuprada e morta por asfixia.
Chapman,que já tinha antecedentes criminosos,foi condenado à PRISÃO PERPÉTUA,tendo que cumprir um mínimo de 35 anos.
O Facebook afirmou que a empresa estava “profundamente entristecida pela morte trágica da jovem”.

Na época, a rede social divulgou uma declaração alertando os usuários para que evitassem encontros com pessoas conhecidas apenas da rede.

O Facebook ainda encorajou o uso das várias medidas disponíveis no seu site e na internet para evitar contatos indesejados.
FONTE : G1

04.Furtos
Atualmente, nós sabemos que isso ocorre,porém pensamos que isso não acontecerá conosco,porém os Furtos de identidade na Internet aumentam cada vez mais.
O furto de identidade de credenciais de acesso de programas de comunicação ponto-a-ponto e a redes sociais tem sido uma realidade frequente entre as queixas apresentadas na Polícia Judiciária, por isso polícia alerta os utilizadores de Internet a terem alguns cuidados quando publicam dados em redes sociais.
A adoção de senhas de acesso complexas, instalação e atualização de antivírus são algumas das recomendações a serem tomadas
A nota da Polícia Judiciária enviada às redações sublinha ainda que, frequentemente, os ladrões entram em contato com os utilizadores através de um endereço eletrônico de alguém conhecido, por chat ou através de uma rede social, induzindo familiares e amigos em erro, formulando uma necessidade fictícia.


Outro tipo de furto através das redes sociais é de FOTOS


Se você PESQUISAR "photos stolen from Facebook" no Google dá 124 milhões de respostas, um número que mesmo descontando o carácter "reprodutivo" da Internet sugere a dimensão do fenômeno. E trata-se somente do Facebook, a mais popular rede social do momento, porque existem milhares de outras redes de onde as imagens desaparecem, igualmente, para o mesmo fim. Desaparecem ou reproduzem-se, dado que uma cópia digital é isso mesmo.

Não são somente os predadores de sexo na Internet que procuram fotografias nas redes sociais. Se bem que com outro fato, agora também os jornais o fazem, pelo menos a acreditar no que sucedeu com o jornal britânico que retirou de redes sociais imagens de jovens sobreviventes do massacre de Dunblane (ocorrido a 13 de Março de 1996 na escola do mesmo nome) para um artigo sobre os sobreviventes.

Por isso,deve-se tomar cuidado com o que você utiliza e faz na internet, muitos atos podem fazer com que haja grandes processos ou difamação de pessoas.

0 comentários: