quinta-feira, 27 de maio de 2010

O impacto das redes sociais na Educação

A internet pode atrapalhar a capacidade de concentração dos jovens. E um estudo feito afirma que os estudantes já não são capazes de ler e escrever textos longos porque a internet faz com que a mente deles funcione de maneira diferente do cérebro das gerações anteriores.

De acordo com os pesquisadores, a internet estimula uma leitura "picada" das informações, o que mais tarde dificulta a concentração em uma só fonte, como o livro. Esse novo pensamento "por associação" mina a capacidade de "linearidade" nas atividades, como a leitura e a escrita, remodelando a mente.

As utilizações das redes sociais na educação ainda causam muita polêmica. Algumas escolas proíbem o acesso dos estudantes com o intuito de protegê-los de eventuais problemas. Mas deve-se levar em conta, que todos precisam aprender a utilizar esses recursos de forma adequada, responsável, que não coloque em risco a sua segurança e a escola não deve se furtar dessa tarefa. O aprender a usar esse recurso, reconhecer quais são os comportamentos aceitáveis devem fazer parte dos objetivos daqueles que se propõe a utilizar as NTICs.

As redes sociais podem ser utilizadas para:
• Criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina
• Compartilhar informações e idéias com outros profissionais e especialistas nos temas que estão estudados pelos alunos em sala de aula
• Aprender sobre redes sociais
• Criar um canal de comunicação entre estudantes de diferentes escolas e com interesses em comum .

São medidas que todas as escolas deveriam tomar, já que muitas coisas ruins acontecem por causa das redes sociais, porém os alunos as utilizam e assim a escola não poderá tirá-las deles sem decepcioná-los. Tem que haver muita conversa sobre os riscos que o uso dessas redes pode trazer, mas também falar sobre os seus benefícios.

0 comentários: